topo
 
 
Alfredo Sirkis - RJ
Tamanho da Letra:  -A  +A

Apagão aeroportuário?
A Infraero tem que explicar o porquê do indiscritível caos que presenciei no Terminal 2, na quarta feira. A UFRJ não pode sacanear os automobilistas engarrafados deixando-os sem escape pelo Fundão.

Alfredo Sirkis

Cheguei hoje pela manhã em Nova York para ajudar a preparar a viagem de Marina Silva que entre outras atividades vai dar palestras no Council of the Americas e no evento do BNF/Bovespa. Vou abordar esses assuntos logo mais. Por hoje queria comentar minha atribulada viagem de ida. O caos que presenciei no aeroporto do Galeão e arredores pressagia mal para 2014 e 1016.

Primeiro achei que ia perder o avião, apesar de ter saído do Centro com uma hora de antecedência para chegar nas duas horas antes da partida do vôo da TAM. A Linha Vermelha estava bastante engarrafada na altura do complexo da Maré e o Angelo, meu motorista, teve a idéia de ir pela Ilha do Fundão. A passagem da Linha Vermelha para o início da Linha Amarela estava completamente parado assim que demoramos quase vinte minutos para chegar no acesso ao Fundão quanto horrorizados descobrimos, com outros motoristas na mesma situação kafquiana que o acesso ao Fundão estava bloqueado por um portão fechado por “ordens da prefeitura da UFRJ”. Uma ilegalidade pois a universidade não tem o direito de bloquear um logradouro público da Cidade do Rio de Janeiro e atentar contra o direito de ir e vir dos cidadãos. É tanta insensibilidade que nem são capazes de colocar uma placa na Linha Vermelha avisando que o Fundão está inacessível.

Perdemos quase meia hora em trâmites inúteis para sensibilizar os idiotas que fecharam o portão e diante do risco de perder pelo menos uma hora para conseguir sair daquele acesso e voltar a Linha Vermelha direção Ilha acabamos fazendo uma bandalha de arrepiar os cabelos.

Cheguei ao Terminal 2 uma hora e vinte antes do vôo, consegui fazer o check in, não sem antes ser sacaneado pela TAM que fez cair minha reserva de classe executiva com upgrade de milhagem. Virou praxe da empresa boicotar as milhagens usando truques os mais diversos. Beociamente anunciados pelos funcionários “o sistema diz que sua reserva caiu”.

Perdi com eles um pouco de tempo –tive que ir à loja para ouvir o não—e logo reparei na enorme fila para o controle de passaportes e revista. Ela chegava quase à metade do Terminal 2.

Duas horas e dezenas de confusões mais tarde cheguei finalmente nas cabines da Polícia Federal. No trajeto foram dezenas de confusões com instruções contraditórias dadas aos passageiros por funcionários (arrogantes) da Infraero e (incompetentes) da TAM. Os horários previstos para a decolagem chegavam e a maioria dos passageiros estava na fila sem saber o que iria acontecer.

Finalmente, no controle de passaportes havia apenas seis agentes para atender aquela a multidão e o faziam de forma lentíssima. “Vocês estão fazendo operação padrão?” perguntei ao agente que me atendeu simpaticamente.

Não, não estamos. Isso tudo é que vai muito mal. O sistema está lento e cai toda hora disse apontenando para o teclado do seu vetusto PC. Além disso temos poucos agentes porque não há lugar para colocar mais. Tá um stress só.

Vi o aeroporto do Galeão num virtual colapso sem nada que justificasse o caos numa quarta feira de meados de julho uma período em que quem entrou de férias já foi e ainda não voltou. Acabei não perdendo o avião mas tive a exata noção de que se continuar assim vamos perder a Copa de 2014.


 
Total: 51   | 11 a 20 |   «   »
18/07/2010 - 11:25
Centros Assistenciais e voto jabuticaba
Alfredo Sirkis - RJ
08/07/2010 - 12:21
A inversão de Itacaré II
Alfredo Sirkis - RJ
05/07/2010 - 07:44
Frustrações e saias justas
Alfredo Sirkis - RJ
30/06/2010 - 07:57
TSE viabiliza Aspásia para o Senado,no Rio
Alfredo Sirkis - RJ
29/06/2010 - 12:59
Driblando a arapuca ruralista
Alfredo Sirkis - RJ
26/06/2010 - 00:52
A REVITALIZAÇÃO DO DOWNTOWN
Alfredo Sirkis - RJ
25/06/2010 - 23:13
Pesquisas e ansiedades
Alfredo Sirkis - RJ
21/06/2010 - 13:22
Faixa, aspas & equívocos
Alfredo Sirkis - RJ
20/06/2010 - 22:04
Convenção: superando a saia justa
Alfredo Sirkis - RJ
19/06/2010 - 09:25
Entre mortos e feridos salvam se todos?
Alfredo Sirkis - RJ