topo
 
 
 
Alfredo Sirkis - RJ
Tamanho da Letra:  -A  +A

Salvando o gambá
Num ato moderadamente heróico em defesa de animais silvestres, a chefe de gabinete de Sirkis narra sua epopéia de salvação de um gambá na quadra do bom e velho CAp.

Ruth Saldanha

Na sexta de manhã, a turma do CAp/ UFRJ me ligou pedindo ajuda para salvar uma gambá e seus filhotes, que foram parar dentro da sala onde guardam os materiais de Educação Física na quadra e, acabou presa na rede de vôley e arrastada até a quadra. Os bombeiros não fazem mais resgate ou, pelo menos, assim disseram; a Patrulha Ambiental está sem contrato de carro e usa, provisoriamente, um carro que pode rodar 160 km/mes. Como eles estão no Parque Marapendi, os 160 km acabam rapidamente.

Liguei para o Zoo e eles disseram que não tinham como buscar, mas que cuidariam se a gente levasse lá. O mesmo com o pessoal do Parque Chico Mendes,. Então pensei, bom acho que talvez eu possa ajudar, peguei o carro da minha filha, liguei para o Luiz Octávio de Lima Pedreira, o L.O., que estava no descanso do turno da Patrulha Ambiental. Vi que ele tinha luva de couro, fiz aquela logística. Chequei com a Veterinária Beatriz do Zoo como deveríamos conduzir o resgate e fomos lá.

Todo mundo esperando no CAp em volta da quadra. L.O., segurou enquanto eu fui cortando as cordas que estavam apertando tanto na cintura da gambá, que até dois dos filhotinhos tinham saído da bolsa. A gambá é o nosso canguru local, tem aquela bolsinha para carregar os filhotes e, é notívaga, faz tudo à noite, é o horário em que ela fica mais disfarçada e segura.

A bichinha estava bem cansada, nem estava cheirando mais de tanto estresse. Acho que ela entendeu que íamos ajudá-la porque ficou quietinha. Não teve jeito, tive que cortar a rede mesmo e com cuidado colocamos a gambá e os filhotes, que caíram dentro da caixa.
Não olhamos quantos filhotes estavam na bolsa, a orientação foi de mexer o menos possível, mas em média elas têm uns 10 filhotes.

O gambá é um guerreiro na preservação da Mata Atlântica, é um dos principais dispersadores de sementes da nossa floresta ameaçada. Dá uma olhada nesse link que tem umas [(http://www.rosanevolpatto.trd.br/lendagamba.html) (informações bacanas)] que a galera do CAp, que vc sabe bem, tradicionalmente, atenta e participativa, não deixou passar. Toda força aos gambás! Levei a família gambá dentro da caixa e entreguei pra turma proficiente do Zoo, que já me avisou que estão todos bem e em franca recuperação, incluindo os filhotes que caíram da bolsa.


 
Total: 52   | 1 a 10 |   «   »
29/01/2015 - 08:06
Censura e privacidade
Alfredo Sirkis - RJ
24/12/2014 - 11:52
Em defesa do Croc
Alfredo Sirkis - RJ
22/08/2009 - 17:22
O nosso Obama de saias.
Alfredo Sirkis - RJ
20/08/2009 - 09:37
Diálogo farpado com Chico Alencar.
Alfredo Sirkis - RJ
09/08/2009 - 17:44
Ela é do planeta! Marina Silva é nosso nome natural.
Alfredo Sirkis - RJ
03/05/2009 - 11:32
Documento da Fundação Ondazul ao IBAMA.
Alfredo Sirkis - RJ
02/05/2009 - 21:35
Rememorando o Silicone XXI
Alfredo Sirkis - RJ
27/04/2009 - 19:33
Integra do depoimento do ex-chefe da Policia, delegado Gilberto Ribeiro - continuação.
Alfredo Sirkis - RJ
27/04/2009 - 19:22
A integra do depoimento do delegado Gilberto Ribeiro à Comissão Especial de Segurança.
Alfredo Sirkis - RJ
20/04/2009 - 12:23
Senadora Marina Silva denuncia retrocesso ambiental no país.
Alfredo Sirkis - RJ