topo
 
 
Alfredo Sirkis - RJ
Tamanho da Letra:  -A  +A

Secretaria Executiva dos Verdes das Américas fica com o Brasil

PV

A Secretaria Executiva da Federação dos Verdes das Américas passa a ser comandada pelos verdes brasileiros e funcionará em São Paulo. A decisão foi tomada durante reunião anual realizada dias 27 e 28 de outubro em Santiago, no Chile. A Federação reúne os Partidos Verdes da América do Norte, Central e Sul e é dirigida pro três co-presidentes: Marco Antonio Mroz (Brasil), Manoel Baquedano (Chile) e Leonardo Álvares (México).

O Brasil foi o país escolhido para sediar a Secretaria Executiva da Federal porque o PV brasileiro é o que tem melhor avaliação no continente em termos de força política, organização e estrutura funcional e logística. Para ocupar a Secretaria Executiva dos Verdes das Américas foi indicado o nome da filiada Roberta Moreno, formada em Relações Internacionais e especialista em Meio Ambiente e Sociedade, pelo trabalho realizado na organização do Global Greens, encontro mundial dos verdes, realizado em maio de 2008, em São Paulo, que reuniu os Partidos Verdes de 83 países e mais de 1000 participantes.

Para Marco Antonio Mroz, é um grande desafio para o Brasil, pois a Secretaria Executiva é responsável por toda a área operacional e organizacional da Federação, mas o grupo está bem preparado para isso.

Novos membros

Ao abrir a reunião deste ano, Mroz fez uma retrospectiva da história da Federação dos Verdes das Américas e informou que no próximo ano o PV do Brasil irá disputar a presidência da república com a provável candidatura da senadora Marina Silva. Isto poderá levar o PV a se tornar a quarta força política do país.


A Guatemala passou a integrar a Federação como novo país membro. Os Verdes da Bolívia ainda passam pelos critérios de avaliação do órgão e deverão ser efetivados na reunião do próximo ano.

Na Colômbia, o Partido Oxygeno Verde, da ex-senadora Ingrid Betancourt, se uniu ao partido Opcion Centro , que incorporou as causas ambientalistas e juntos formaram o Partido Verde da Colômbia, que também deverá ser efetivado na Federação em 2010.

Deliberações

Na reunião do Chile, ficou decidido que Marco Antonio Mroz permanece como representante da Federação dos Verdes das Américas no Global Greens.

A Federação deverá criar uma fundação, cuja sede será na Argentina e será presidida pelo ex-deputado Juan Manuel Velásquez.

Ao encerrar os trabalhos, Mroz destacou que as pesquisas eleitorais do Chile indicam que o candidato à presidência Marco Enriquez Ominamia, que tem o apoio do Verdes numa aliança com o Partido Socialista, já conta com 30% das intenções de votos e isto poderá levá-lo ao segundo turno nas eleições presidenciais chilenas que serão realizadas em dezembro deste ano.


 
Total: 83   | 11 a 20 |   «   »
01/04/2010 - 18:41
Hiroshima Nunca Mais: as raízes do PV
Alfredo Sirkis - RJ
01/03/2010 - 16:01
Pesquisa IBOPE: um crescimento evidente.
Alfredo Sirkis - RJ
18/12/2009 - 05:20
Verdes europeus vão pressionar a TyssenKrupp
Alfredo Sirkis - RJ
15/12/2009 - 00:00
PV será primeiro partido a aceitar doações pela internet no país
Alfredo Sirkis - RJ
10/12/2009 - 09:20
Marina recebe prêmio por defesa do meio ambiente
Alfredo Sirkis - RJ
09/12/2009 - 13:57
TV do PV transmite ao vivo, dia 19, a Convenção Nacional do Partido Verde
Alfredo Sirkis - RJ
23/11/2009 - 00:00
Entrevista: Senadora do PV diz que pressão social tirou governo da inércia na questão ambiental
Alfredo Sirkis - RJ
22/11/2009 - 10:07
Interview: Marina Silva - The Amazon's crusader, taking on the world
Alfredo Sirkis - RJ
18/11/2009 - 16:42
Marina Silva participa de Congresso do PV e defende metas na redução de emissões de carbono
Alfredo Sirkis - RJ
13/11/2009 - 00:00
Marina Silva
Alfredo Sirkis - RJ